terça-feira, 27 de novembro de 2018

SAAE fecha com chave de ouro o Programa de Educação Ambiental


Será nesta quarta-feira (28) o encerramento das atividades do segundo semestre voltadas para a educação ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com o tema “Uso Responsável da Água”, foi promovido o I Concurso de Poesias que envolveu os alunos das escolas municipais Clarindo Cassimiro, Jovelino Lanza e Nádia Lúcia. E para fechar com chave de ouro o projeto, serão divulgados e premiados os melhores trabalhos nesta data, às 8h30, no auditório do Centro Universitário Unifemm.
A campanha, que visa incentivar a economia e uso consciente da água, é permanente e será implantada nas demais escolas municipais. Além de palestras e visita técnica a um dos sistemas de abastecimento de água gerenciados pelo SAAE, é explicado detalhadamente o funcionamento de captação e tratamento das águas dos poços tubulares profundos e também do Rio das Velhas, através do sistema que compreende a Estação de Tratamento de Água (ETA).



A disponibilidade de água potável vem diminuindo devido ao alto consumo e o crescimento urbano, o que exige maior sensibilização da população por meio de ações educativas a serem realizadas pela equipe técnica da autarquia”, explica a Gestora Ambiental do SAAE, Anamélia Santiago.



Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também são parceiros da iniciativa: Miika Nacional, Diclorina, Conepp Consultoria, Clube de Letras de Sete Lagoas, Centro Universitário Unifemm, Vereador Beto do Açougue, Trevo Alimentos e Prefisan Engenharia.
O SAAE está aberto para o agendamento de palestras e desenvolvimento de projetos voltados para a água e seu uso racional em unidades de ensino – públicas ou particulares, empresas, associações, dentre outros. Telefone para agendamento: 2106-0104.






quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Furto de placas de sinalização do SAAE coloca população em risco


O SAAE vem sofrendo com o constante furto de placas de sinalização e cones que são utilizados em obras e serviços que são realizadas pela autarquia. O problema não causa preocupação somente pelo dinheiro gasto com a reposição do material furtado. Mas principalmente, porque essa prática pode causar acidentes, pois as placas e acessórios de sinalização têm a finalidade de contribuir para a segurança e o bom fluxo do trânsito. Com a ausência de sinalização, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos ficam sem saber como proceder, po­dendo envolver-se em aciden­tes.

Placas, cones e acessórios estão sendo furtados

Os últimos casos foram registrados em obras no bairro Eldorado e mais recente ainda, na madrugada desta quarta-feira (14) na Rua Juca Cândido, bairro Santa Luzia. Em ambos os casos, veículos caíram nas valas e, por consequência, atingiram a rede de água potável, causando o desabastecimento em algumas regiões. O SAAE pede a colaboração dos moradores de regiões que estiverem sinalizadas para que denunciem qualquer atitude suspeita relacionada ao furto de placas e acessórios utilizados na sinalização de obras públicas.

É CRIME - “O Artigo 163, do Código Penal, Parágrafo Único, Inciso Terceiro, prevê que destruir ou inutilizar patrimônio da União, Estado, Município ou de empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, pode resultar em pena de detenção que varia de seis meses a três anos, além de multa, consta no Código Penal.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Força tarefa do SAAE na região do bairro Eldorado para acabar com falta de água

Desde a manhã desta segunda-feira equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão mobilizadas para detectar possíveis motivos de boa parte da água que é captada no subsolo não estar chegando em algumas ruas dos bairros Eldorado, Honorina Pontes e Universitário. Durante as intervenções os moradores devem economizar para evitar que as caixas dágua de casa fiquem vazias. 



O objetivo é acabar com uma perda significativa de água que, apesar de ser produzida, não está chegando de forma satisfatória em todas as residências. Os moradores daquela região vão perceber uma movimentação mais intensa de maquinário e pessoal do SAAE na localidade.

Valas serão abertas para detectar possíveis problemas já previamente sondados pelos setores de fiscalização / investigação da autarquia. O volume produzido seria suficiente para atender os bairros Eldorado, Honorina Pontes e Universitário, que hoje ocorre de forma deficitária. Desde ligações irregulares (by-pass), entupimentos, tubulações inadequadas e possíveis “sumidouros” são alvos da força-tarefa.