sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SAAE recupera equipamento, gera economia e mais eficiência

Valorizando o seu patrimônio e promovendo economia aliada à eficiência, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recuperou importante equipamento que já está sendo utilizado nas atividades da autarquia. Trata-se de uma máquina percussora destinada para a perfuração de poços tubulares profundos e serviços relacionados aos mesmos. O equipamento seria leiloado por administrações passadas e estava literalmente encostado.

Sistema Sinhá Andrade - Máquina recuperada

Hoje, com a manutenção em dia, já foi utilizada para a recuperação de um poço do Sistema Sinhá Andrade que - se contratada empresa particular para fazer o mesmo serviço - geraria um custo de aproximadamente R$ 15 mil para os cofres públicos. No entanto, com a máquina e pessoal próprios, o SAAE garantiu a recuperação de importante poço que vai reforçar o abastecimento da região central da cidade. Isto é eficiência. Serviços ligue 115.


Sistema Sinhá Andrade - Poço recuperado

terça-feira, 28 de agosto de 2018

SAAE alerta para lançamento irregular de resíduos em elevatórias de esgoto


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está em alerta com a ação de caminhões limpa fossa clandestinos que estão fazendo lançamentos irregulares de óleo vegetal em  elevatórias de esgoto da cidade. Os prejuízos são imensuráveis, dentre eles: rompimento de redes, queima de bombas, retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamento nas ruas.

As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para conduzir às estações elevatórias apenas o esgoto doméstico, resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. No entanto, materiais como  óleo de cozinha e outros tipos de óleos plásticos, panos, pedaços de madeira, entulho de construção civil também vêm sendo descartados na rede coletora, o que é proibido. 

Os maiores problemas de operação do sistema de esgoto são provocados pela destinação inadequada nas tubulações.  Os caminhões clandestinos estão fazendo o descarte em poços de visita instalados em pontos estratégicos nas vias públicas. O SAAE já comunicou a Polícia Militar Ambiental sobre o problema e a fiscalização será rigorosa a fim de inibir a ação criminosa.





SAAE revitaliza reservatórios dos sistemas São João e Carmo


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o objetivo de evitar perdas de água potável dentro do próprio sistema, está executando uma série de reformas em suas unidades e, principalmente, nos reservatórios de onde é destinada a água para o abastecimento público. 


Dentre as obras, destaque para as executadas no alto do morro São João. Três reservatórios, que somados armazenam 2 milhões de litros de água, ganharam serviços de impermeabilização, pintura, construção de passeio de concreto, reforço estrutural dentre outras medidas para contenção de perdas e melhoria do abastecimento.  O mesmo está sendo feito atualmente no Sistema do bairro do Carmo.



E a Prefeitura de Sete Lagoas não para por aí: está em andamento projeto para instalação de reservatório de 10 milhões de litros no mesmo local, o que vai garantir reserva suficiente para abastecer em tempos de crise ou em decorrência de alguma manutenção do sistema toda a região norte da cidade.