terça-feira, 17 de julho de 2018

Para evitar perdas, SAAE melhora condições de mais de 10 reservatórios


Poços e reservatórios espalhados pela cidade careciam de reformas e melhorias, fatos constatados pela atual administração. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o objetivo de evitar perdas de água potável dentro do próprio sistema, executando uma série de reformas em suas unidades e, principalmente, nos reservatórios de onde é destinada a água para o abastecimento público.  

Parte das obras já foi concluída, dentre elas: reformas dos reservatórios do Jardim Arizona (subida da Serra Santa Helena), Mangabeiras, dois no Cemig, Silva Xavier, Lontra, Montreal, Paredão, Serrinha (no bairro do Carmo) e três no Planalto/JK.  Os serviços realizados foram de impermeabilização, pintura, construção de passeio de concreto, reforço estrutural dentre outras medidas para contenção de perdas e melhoria nas adutoras de abastecimento.

Mas as melhorias não param por aí; estão em andamento os processos de ampliação e reforma das seguintes unidades do SAAE: construção do Laboratório Mucuri; instalação de reservatório na Pousada do Sol; reforma dos três reservatórios do Morro São João, Jardim Primavera II, Boa Vista, Castelo Branco, São Cristóvão, Iporanga, Areias, e outras benfeitorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas, como o cercamento da unidade.












quinta-feira, 12 de julho de 2018

ETA – Sistema Rio das Velhas agora é referência para formação de novos agentes de saúde do estado


Esta semana a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sete Lagoas – Sistema Rio das Velhas recebeu a visita de 20 profissionais para o “Curso de Capacitação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano”. O mesmo foi requerido por Jean Carlos dos Santos Barrado - Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, subordinada à Secretaria Estadual de Saúde.

Na capacitação os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde tiveram a oportunidade conhecer o funcionamento de todo o sistema de captação, tratamento e reservação de água, bem como toda a parte relacionada ao laboratório de análises da água. Participaram agentes de Sete Lagoas, Curvelo, Pompéu, Três Marias, Abaeté e Paraopeba.

As adequações feitas pela atual administração municipal garantiram o funcionamento da ETA – entregue inacabada - e o investimento em qualidade é constante. Hoje a ETA é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 80 mil pessoas com uma produção diária de 10 milhões de litros/dia. A Prefeitura de Sete Lagoas / SAAE investiu cerca de R$ 5 milhões para que isso se tornasse realidade.

A ETA dispõe de um laboratório de análises físico-químicas onde são realizadas as análises em atendimento aos padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Durante a operação são realizados em média 150 ensaios para atestar a qualidade da água. Esse controle é feito durante as oito horas de funcionamento do sistema.