segunda-feira, 26 de março de 2018

Com foco em educação ambiental, SAAE promoveu teatro para mais de 300 estudantes


Com uma ação inédita, a Prefeitura de Sete Lagoas – através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) – promoveu no Dia Mundial da Água (22 de Março) - no auditório do Centro Universitário Unifemm peça teatral que teve como foco a educação ambiental e a sustentabilidade. Mais de 300 alunos das escolas municipais Jovelino Lanza, Clarindo Cassimiro e Nádia Lúcia assistiram ao espetáculo que emocionou jovens e adultos. As unidades de ensino envolvidas já participaram da primeira etapa do projeto do setor de Educação Ambiental da autarquia em 2017.

 “A Princesa Gaia” é uma peça lúdica e divertida que apontou questões importantes sobre a relação entre o homem e o planeta terra buscando conscientizar nossos pequenos cidadãos. “A peça conta a estória da Terra quando ela era ainda uma jovem princesa que, de tanto insistir, ganha a permissão de seu pai, o grande Rei Sol para casar-se. Não satisfeita com os pretendentes indicados por ele, a princesa foge para um local desconhecido, o nada, onde se encontra com o primeiro homem e… se apaixona! O casamento acontece, mas a relação é instável”.

Há nove anos a Preqaria Cia de Teatro discute a precariedade da existência humana através de seus espetáculos. Apesar de “A Princesa Gaia” ser uma peça lúdica e divertida, ela aponta para questões importantes sobre a relação entre o homem e o planeta terra e busca conscientizar nossos pequenos cidadãos. A água e sua preservação é apenas um dos pontos abordados. Este evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Centro Universitário Unifemm e do vereador/ presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo.
















sexta-feira, 23 de março de 2018

Conquistas e avanços foram apresentados durante Reunião Especial pelo Dia Mundial da Água



Com presenças marcantes e abordagens conscientes sobre o uso racional da água a Câmara Municipal, pelo sexto ano consecutivo, realizou Reunião Especial em comemoração ao Dia Mundial da Água. A sessão reuniu representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o prefeito Leone Maciel, além do presidente do Legislativo e proponente do evento, Cláudio Caramelo (PRB), e vários vereadores. O subcomitê do Jequitibá foi representado pela engenheira ambiental e presidente, Poliana Valgas.
“O uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricoas” foi o tema da reunião de 2018 que reuniu ainda conselhos, instituições ligadas ao tema e cidadãos interessados em preservar e usar a água de maneira responsável para que as futuras gerações usufruam do bem sem restrições. A data é celebrada desde 1993 por sugestão da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O prefeito Leone Maciel abriu a sessão e falou da necessidade de rever a legislação municipal em vários setores como o código e postura. E também da necessidade de juntos, Poder Legislativo e Executivo, “falar a mesma língua, e em uníssono, para a organização do município”.
Em tom de alívio o prefeito reafirmou também que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enfim, foram iniciadas. “Uma obra da ordem de R$ 70 milhões. Nesse início de ano recebemos a licença ambiental da Supram para iniciarmos a obra com um recurso que estava perdido. Temos aqui, nessa noite de reflexão, que fazer um pacto por uma Sete Lagoas diferente”.
O SAAE apresentou suas atividades e o presidente, Arnaldo Nogueira, falou sobre a escassez do recurso “tão importante para nossa sobrevivência”. O engenheiro disse ainda que é necessário planejar o crescimento sustentável dos municípios.
Sobre o trabalho durante os dez meses em que está à frente da autarquia, Arnaldo citou a interligação do sistema Rio das Velhas e o aumento da capacidade na produção e vazão de água tratada que sai da Estação de tratamento de Água (ETA) para os poços da cidade. Por fim ele comemorou o fato de Sete Lagos sair “da lista dos maiores poluidores do Rio das Velhas”, com a construção da ETE.
Palestras
O supervisor da ETA, Alexandre Picorelli, falou sobre as melhorias implantadas no sistema de captação e tratamento de água que possibilitaram um aumento de 27 milhões para 296 milhões de litros de água produzidos mensalmente no período de um ano. “O que era feito em um mês a gente faz hoje em uma hora”. O gestor detalhou ainda os processos de tratamento desde que a água é captada no leito do rio até a distribuição para a população. “A água passa pela captação vai para a floculação, tratamento químico, decantação, reservação e distribuição”, enumerou.
O projeto da ETE foi apresentado pela engenheira da Conepp consultoria, responsável pela obra, Fabíola Pires, que deu uma previsão de 18 meses para a conclusão das obras. “Iniciamos no último dia 12 de março, na comunidade de Areias. A coleta e tratamento será dividido pelas bacias do matadouro e do tropeiro”. A capacidade de tratamento será de 320 litros por segundo.
O responsável pelo georeferenciamento do município, Laudo Luiz, falou sobre as propostas para a criação de duas unidades de conservação no tipo Área de Proteção Ambiental (APA) do Machado e do Marinheiro. Os estudos iniciais apontaram uma área determinada. “Mas a continuidade do trabalho vai dizer quais serão os limites dela (da APA)”. Ainda não há uma previsão para a conclusão dos estudos.
A presidente do subcomitê da bacia do Jequitibá começou sua palestra comemorando a construção da ETE. “Será um divisor de água para as bacias (do Rio das Velhas e do São Francisco”. Poliana explicou também a atuação do comitê e convidou os interessados a participaram das discussões. “É um espaço plural onde toda e qualquer contribuição é bem-vinda”.
Participação dos vereadores
Além do presidente Caramelo, Gilson Liboreiro (PSL), Milton Martins (PSC) e Rento Gomes (PV) que falou em momento de comemorar. O vereador lembrou de visita técnica ao Rio das Velhas que fez no seu primeiro mandato. “Naquela época a gente já sonhava com a ETE por Sete Lagos ser uma das maiores poluidoras do Rio das Velhas. É uma grande obra para a cidade”, definiu.
Milton Martins aproveitou a oportunidade para reforçar a cobrança por uma força tarefa com o objetivo de coibir o assoreamento do córrego que passa pela Estiva. “Especuladores imobiliários estão desmatando aquela região, é uma coisa horrorosa”. Falou o vereador que já apresentou vídeos do local durante Reunião Ordinária.
Por fim, Gilson Liboreiro destacou a consciência do chefe do Executivo em referência às bacias do Machado e do Marinheiro. “De tudo o que foi falado queria destacar consciência do prefeito porque é necessário preservar aquele local”. Liboreiro enalteceu a construção da ETE e propôs um incentivo a quem gasta menos água. “É preciso privilegiar quem faz ações conscientes e não só punir quem gasta muito”, sugestionou.
Antes de encerrar a sessão, Caramelo agradeceu a participação de todos e colocou alguns desafios para os próximos anos: "a construção da ETE, a APA do Machado e Marinheiro que a gente consiga votar ainda este ano. No próximo ano que a gente esteja aqui também com uma capacidade de 450 litros de água por segundo na ETA", colocou.





quarta-feira, 21 de março de 2018

Prefeitura tem extensa programação pelo Dia Mundial da Água


Nesta quinta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, oficializada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, não vai passar em branco em Sete Lagoas. A Prefeitura de Sete Lagoas, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Secretaria do Meio Ambiente, promove e participa de extensa programação. Às 19h, na Câmara Municipal, será realizada reunião especial com o tema “Sustentabilidade e Futuro – O Caminho das Águas de Sete Lagoas”.

Mas antes, às 8h, no auditório do Centro Universitário Unifemm, será apresentado para mais de 300 alunos a peça teatral “A Princesa Gaia”, que abordará o uso responsável da água. Este evento conta com o apoio do vereador e presidente da Câmara, Cláudio Caramelo. As escolas envolvidas já participaram da primeira etapa do projeto do setor de Educação Ambiental da autarquia em 2017. As atividades consistem em visitas técnicas, palestras, gincanas e mostras de resultados. O encerramento do Projeto ocorrerá no mês de novembro.

Fluxo de água na região do Vale do Machado
NA CÂMARA MUNICIPALEste ano o Dia Mundial da Água terá como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Neste sentido, o SAAE vai executar projeto – fruto da parceria entre a Prefeitura e a Embrapa – que regulamenta as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Marinheiro e Machado. O objetivo da iniciativa é proteger e recuperar estes importantes aquíferos e pontos de recarga de nosso lençol freático.


A reunião no plenário do Legislativo será às 19h e contará com apresentação do presidente do SAAE, Arnaldo Nogueira, que além da regulamentação das APAs mencionadas acima, vai falar sobre o andamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Matadouro e o impacto da sua construção nos municípios vizinhos. A obra promete ser um divisor de águas no sentido de recuperar e preservar a bacia do Rio das Velhas.
O encontro também tem confirmada palestra da conselheira efetiva do Comitê de Bacias do Rio das Velhas e Coordenadora Geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, a engenheira ambiental Poliana Aparecida Valgas de Carvalho, que vai falar sobre a situação da bacia hidrográfica a qual Sete Lagoas e região estão inseridas.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
Também na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inicia a análise das águas das lagoas da cidade. O trabalho irá começar pela Lagoa Paulino e a previsão para conclusão é até o dia 4 de abril. “Precisamos estar ciente da situação de nossas lagoas, cartões postais e referências para o nosso turismo. Esperamos conseguir um direcionamento para tomar decisões que possam melhorar a situação de todas”, comenta Nadab Abelin, secretário municipal de Meio Ambiente.
Na sexta-feira, 23, outro evento muito especial. Às 16h30 será lançada oficialmente, no auditório da Associação Comercial e Industrial (R. Nicola Lanza, 140, Centro) a 1ª Gincana do Meio Ambiente da Prefeitura de Sete Lagoas. Durante a cerimônia, será revelado o primeiro desafio da competição que envolverá a água, mediante o gancho da data.
O principal objetivo dessa promoção, coordenada pelo Semas, é  integrar as escolas municipais e estimular  a consciência ambiental por meio da disputa. Serão distribuídos R$ 30 mil em premiação para os melhores classificados que serão divididos em três categorias: Educação Infantil, 1º ao 5º ano, 6º a 9ª ano. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 21. Esta promoção tem o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas (IEF).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

21/mar
Visita Técnica à ETA - Sistema Rio das Velhas com alunos do Colégio Promove.
22/mar:
Dia Mundial da Água
7h30 – Teatro no Unifemm: A Princesa Gaia E.M. Clarindo Cassimiro
E.M. Nádia Lúcia
E.M. Jovelino Lanza
19:30 Apresentação na Camara
23/mar
- Visita Técnica à ETA com professores de escolas municipais envolvidas no Projeto de Educação Ambiental (1ª Fase)

- 16h30: 1ª Gincana do Meio Ambiente da Prefeitura de Sete Lagoas – R. Nicola Lanza, 140 – Centro)
26/mar
Visita técnica à ETA com alunos do Colégio Promove
24/mar
Visita técnica à ETA com estudantes da UMA
27/mar
Palestra na Escola Vovó Zica
14/abr
Visita técnica à ETA com a universitários do UNIFEMM


sexta-feira, 9 de março de 2018

Parceria entre Procon e SAAE tem como objetivo criação de Ouvidoria

Importantes reuniões estão sendo realizadas para a implantação de uma Ouvidoria exclusiva para atender as demandas/reclamações dos usuários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A parceria é com o Procon, que tem Carlos Alberto Andrade no seu gerenciamento. O objetivo é atender forma mais rápida e eficaz as diferentes demandas originadas por serviços prestados pela autarquia.

Detalhes para a instalação definitiva da Ouvidoria do SAAE estão sendo definidos. “O objetivo é evitar ajuizamentos e garantir uma resolução mais rápida das reclamações dos usuários do sistema”, explica Carlos Alberto. Além do presidente do SAAE, Arnaldo Nogueira, também participam do projeto: Geovana Matos de Melo (Ouvidora Geral do Município), Albert Nogueira (Procurador do Procon), Wanderley Santos (Procurador Municipal/SAAE) e Roberto Mauro (SAAE).


A OUVIDORIA - A Ouvidoria é um canal direto de comunicação entre o cidadão e a administração. Por meio dela, qualquer pessoa poderá apresentar reclamações, elogios, sugestões, solicitações e denúncias, além de acompanhar a tramitação das demandas registradas. As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar denúncias e reclamações. A partir das informações levadas pelos cidadãos, a Ouvidoria do SAAE pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão.