quinta-feira, 20 de julho de 2017

Estudo Hidrogeológico é apresentado para nortear ações do SAAE

Nesta semana, foi apresentado ao prefeito Leone Maciel, vereadores e ao presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Arnaldo Nogueira, o resultado do estudo hidrogeológico concluído em 2012 pela empresa Servmar Serviços Técnicos Ambientais Ltda. Durante o encontro, o hidrogeólogo Mateus Delatim Simonato detalhou o trabalho realizado na ocasião e compartilhou as informações obtidas sobre as particularidades do manancial subterrâneo de Sete Lagoas. 


 Após a explanação, o prefeito Leone Maciel alertou sobre a necessidade da contratação de um hidrogeólogo para monitorar o subsolo e identificar os possíveis riscos de abatimento devido à exploração ininterrupta dos poços tubulares profundos. “O SAAE deve contar com profissionais com conhecimento geológico e hidrogeológico em seu quadro funcional e, sobretudo, adotar os resultados desse estudo para nortear as decisões dentro do seu planejamento estratégico de suas captações de água”, afirmou.

O planejamento prioritário do SAAE, com base nos resultados do estudo, será  pela reestruturação de seus sistemas de distribuição de água, a partir da construção de reservatórios que permitam a operação dos poços em regimes de 18 a 20 horas por dia. “Além disso, planejar novas captações em locais propícios e, gradativamente, promover a substituição de algumas captações que estão operando em condições acima do limite seguro sugerido pelo estudo”, considera Arnaldo Nogueira, presidente da autarquia. 


Por fim, o estudo produziu um mapa que traz o zoneamento acerca da favorabilidade hídrica, ou seja, a indicação de áreas com maior propensão à captação das águas subterrâneas e outras com menor capacidade de produção de água. Neste mesmo mapa, há ainda a indicação de locais que estão com toda a potencialidade comprometida e que coincide com as áreas com elevadas concentrações de poços, no centro da cidade e no distrito industrial.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Reforço de 400 mil litros de água nos reservatórios do São João

O prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), trabalha com empenho para colocar água em abundância e de qualidade em toda a cidade. E mais uma obra de grande porte está em andamento e próxima de ser concluída: ampliação em 400 mil litros de água reservada para abastecimento do bairro São João e adjacências.  Conclusão dos trabalhos prevista para o dia 20 de julho, quinta-feira.



 O projeto faz parte de uma correção que impedia que os reservatórios que compõe o complexo de abastecimento do São João permanecessem cheios em sua capacidade máxima. Com a expansão do Sistema Rio das Velhas – captação de água superficial - até o local, serão garantidas dessa forma mais 400 mil litros de água para os moradores. Os principais bairros a serem beneficiados são: JK, Boa Vista, Centro, São João, São Vicente, Esperança e adjacências.




quarta-feira, 5 de julho de 2017

Em um mês, tapa-buracos do SAAE chega a 35 bairros


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) continua com a operação tapa-buracos de serviços realizados pela autarquia e o balanço é altamente positivo. Em um mês – entre 1º a 30 de junho – já foram aplicados quase 700 toneladas de massa aslfáltica, sendo que as frentes de trabalho chegaram a 35 bairros da cidade, em diferentes ruas de cada região. São mais de 500 valas. De acordo com as ordens de serviços emitidas, a operação pode voltar no mesmo bairro mais de uma vez para a execução de serviços ainda em aberto.


Balanço de um mês de muito trabalho demonstra que já foram 6.861 m² de buracos recapeados durante a operação. Os bairros já atingidos pela operação são: CDI II, Montreal, Luxemburgo, Centro, Progresso, Jardim Europa, Esperança, Interlagos, Chácara do Paiva, Jardim Arizona, São Geraldo, Boa Vista, Braz Filizola, Aeroporto, JK, Planalto, Dona Dora, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, São José, Várzea, Canaan, Alvorada, Santa Luzia, Iporanga, Nova Cidade, Flórida, Barreiro, Catarina, Industrial, Dante Lanza, Piedade, Bernardo Valadares, Vale das Palmeiras e São Cristóvão.

Desde setembro do ano passado havia uma demanda reprimida deixada pela administração passada de cerca de 1.700 ordens de serviços em aberto. Inicialmente foram priorizadas a região central, avenidas arteriais e as principais vias que recebem o transporte coletivo. Hoje a operação já chega até os bairros. É objetivo do SAAE gerar o mínimo de impacto possível no trânsito quando da execução do trabalho. Também é de extrema importância os moradores não molharem os locais que receberão o recapeamento asfáltico.



segunda-feira, 3 de julho de 2017

SAAE melhora abastecimento no Planalto e moradores comemoram


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluiu as obras de melhoria no sistema de água na região do bairro Planalto, acabando com o abastecimento via caminhões-pipa em determinadas residências. A autarquia construiu 300 metros de rede de 85 mm que vai dos reservatórios do bairro até as ruas que ainda não possuíam o sistema adequado.


Um novo reservatório (de 30 mil litros) também foi instalado.  No local já existem outros dois reservatórios, de 500 mil litros cada, que atendem o bairro.
Com estas providências e mais o funcionamento da nova elevatória de água do JK, que vai bombear água do Sistema ETA – Rio das Velhas, o SAAE espera resolver de vez o abastecimento daquela região. 



Os moradores aprovaram o serviço. É o caso de Sebastião Sabino, que reside há 17 anos no Planalto e convivia com a intermitência do abastecimento. “Melhorou demais, antes era só pipa e mesmo assim não dava conta de atender todo mundo. Graças a Deus está bom demais agora, resolveu”, avaliou.