terça-feira, 23 de maio de 2017

Mais uma conquista para Sete Lagoas: liberada instalação da Estação de Tratamento de Esgoto

O prestígio e força política do prefeito Leone Maciel (PMDB) junto ao governo do Estado mais o apoio do deputado estadual Douglas Melo (PMDB) garantiram importante vitória para Sete Lagoas nesta terça-feira (23). Foi votada e concedida pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) a Licença de Instalação (LI) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Matadouro), que será construída na comunidade de Areias. Desta forma, a cidade terá 100% do seu esgoto tratado, devolvendo à bacia do Rio das Velhas água que pode ser utilizada por milhares de pessoas que dependem do rio e seus afluentes.

Na Supram, o prefeito Leone Maciel (dir.) e o deputado estadual Douglas Melo

 A importante reunião foi realizada em Belo Horizonte, quando membros da Supram votaram pela concessão da licença. Desde 2006 o processo tramitava no órgão e graças à participação ativa do prefeito Leone Maciel, nos quase seis meses do seu mandato, a LI é, enfim, uma realidade. “A concessão da Licença de Instalação (L.I) já se arrastava há 12 anos. Devolver o esgoto tratado à natureza é um grande passo, é uma vitória não só da cidade, mas de todo o meio ambiente.”, conta Leone Maciel.

O deputado Douglas Melo também destacou a persistência do prefeito Leone Maciel. “Destaco a importância da luta do prefeito Leone Maciel. Não é todo dia que um prefeito sai de seu gabinete e vem até Belo Horizonte acompanhar de perto uma votação de tamanha importância, como foi a pauta da Supram hoje.  Momento de alegria, gratidão a Deus e ao povo. Prefeito Leone Maciel é alinhado com o governo do estado, que tem diálogo. Mais de 12 anos tramitava na Supram o processo para conceder a Licença de Instalação da ETE. Hoje sai esta definição que já esperávamos há tantos anos. Sete Lagoas vai deixar de poluir o Rio das Velhas”, comemora o deputado.

RECURSOS - A empresa vencedora do processo licitatório para a construção da ETE foi a Prefisan. Este processo se iniciou há anos, em 2006. Mas somente em 2013 o SAAE obteve a Licença Prévia. Estão garantidos recursos na ordem de R$ 70 milhões, via Ministério das Cidades – PAC Saneamento Básico - para a construção do empreendimento.

ETE – DADOS TÉCNICOS

A ETE será construída na comunidade de Areias, após o bairro Tamanduá. Atualmente Sete Lagoas tem 95% de cobertura de rede coletora de esgoto e 99% de rede de distribuição de água. O empreendimento será construído em uma área de 111.793 m² e terá uma única unidade para atender as duas bacias hidrográficas da sede do município. Haverá transposição de uma bacia para outra através de estação elevatória de esgoto bruto.

O empreendimento foi projetado para atender uma população de 227 mil habitantes, com o horizonte final para o ano de 2033, quando é estimada uma população de 298 mil habitantes em Sete Lagoas. O sistema de tratamento será constituído de tratamento preliminar, reatores UASB, filtros biológicos, decantadores e desidratação de lodo. A ETE é uma importante obra para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município e consequente melhoria da qualidade de vida da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco sua opinião!