terça-feira, 16 de outubro de 2018

Fiscais do BNDES aprovam obras que garantem funcionamento da ETA


Na manhã de terça-feira (9/10) o SAAE recebeu a visita de dois auditores do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). O objetivo foi inspecionar a Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas após a execução de uma série de intervenções exigidas pela instituição financiadora do projeto. Para Daniele Magalhães, Gerente do Departamento de Saneamento Ambiental/BNDES, a missão foi cumprida com sucesso. “Saímos daqui bem satisfeitos com o resultado”, afirma.


De acordo com a gerente, o objetivo foi verificar o funcionamento da ETA, já que a mesma apresentou muitos problemas no ano passado. “E nossa impressão foi muito boa. Verificamos que os investimentos realizados propiciaram aumento da produção de água tratada, o que é muito bom para a população”, completou Daniele Magalhães.

Mas isso só foi possível graças aos investimentos feito pelos atuais gestores – que tem à frente o prefeito Leone Maciel e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Arnaldo Nogueira. Se em Janeiro deste ano a vazão era de 216 mil litros/hora, hoje são enviados mais de um 1,2 milhões de litros/hora, o que gera 10 milhões de litros de água/dia; quantidade suficiente para garantir água de qualidade para aproximadamente 70 mil habitantes.



Fazer com que a ETA atinja a vazão de 490 L/S - conforme contrato firmado entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a empresa COLLETT Engenharia – é o grande desafio. A ETA só foi possível operar com maior capacidade após uma série de medidas emergenciais e investimento de recursos do SAAE. Até então, era considerada uma obra inacabada.



Hoje a estação de tratamento, localizada em Funilândia, atende os bairros: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Carmo, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa, Dona Silvia, São Cristóvão, Iporanga I e II, Padre Teodoro, Jardim Primavera I e II, Bela Vista I e II, Cidade de Deus e adjacências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco sua opinião!