sexta-feira, 23 de março de 2018

Conquistas e avanços foram apresentados durante Reunião Especial pelo Dia Mundial da Água



Com presenças marcantes e abordagens conscientes sobre o uso racional da água a Câmara Municipal, pelo sexto ano consecutivo, realizou Reunião Especial em comemoração ao Dia Mundial da Água. A sessão reuniu representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o prefeito Leone Maciel, além do presidente do Legislativo e proponente do evento, Cláudio Caramelo (PRB), e vários vereadores. O subcomitê do Jequitibá foi representado pela engenheira ambiental e presidente, Poliana Valgas.
“O uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricoas” foi o tema da reunião de 2018 que reuniu ainda conselhos, instituições ligadas ao tema e cidadãos interessados em preservar e usar a água de maneira responsável para que as futuras gerações usufruam do bem sem restrições. A data é celebrada desde 1993 por sugestão da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O prefeito Leone Maciel abriu a sessão e falou da necessidade de rever a legislação municipal em vários setores como o código e postura. E também da necessidade de juntos, Poder Legislativo e Executivo, “falar a mesma língua, e em uníssono, para a organização do município”.
Em tom de alívio o prefeito reafirmou também que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), enfim, foram iniciadas. “Uma obra da ordem de R$ 70 milhões. Nesse início de ano recebemos a licença ambiental da Supram para iniciarmos a obra com um recurso que estava perdido. Temos aqui, nessa noite de reflexão, que fazer um pacto por uma Sete Lagoas diferente”.
O SAAE apresentou suas atividades e o presidente, Arnaldo Nogueira, falou sobre a escassez do recurso “tão importante para nossa sobrevivência”. O engenheiro disse ainda que é necessário planejar o crescimento sustentável dos municípios.
Sobre o trabalho durante os dez meses em que está à frente da autarquia, Arnaldo citou a interligação do sistema Rio das Velhas e o aumento da capacidade na produção e vazão de água tratada que sai da Estação de tratamento de Água (ETA) para os poços da cidade. Por fim ele comemorou o fato de Sete Lagos sair “da lista dos maiores poluidores do Rio das Velhas”, com a construção da ETE.
Palestras
O supervisor da ETA, Alexandre Picorelli, falou sobre as melhorias implantadas no sistema de captação e tratamento de água que possibilitaram um aumento de 27 milhões para 296 milhões de litros de água produzidos mensalmente no período de um ano. “O que era feito em um mês a gente faz hoje em uma hora”. O gestor detalhou ainda os processos de tratamento desde que a água é captada no leito do rio até a distribuição para a população. “A água passa pela captação vai para a floculação, tratamento químico, decantação, reservação e distribuição”, enumerou.
O projeto da ETE foi apresentado pela engenheira da Conepp consultoria, responsável pela obra, Fabíola Pires, que deu uma previsão de 18 meses para a conclusão das obras. “Iniciamos no último dia 12 de março, na comunidade de Areias. A coleta e tratamento será dividido pelas bacias do matadouro e do tropeiro”. A capacidade de tratamento será de 320 litros por segundo.
O responsável pelo georeferenciamento do município, Laudo Luiz, falou sobre as propostas para a criação de duas unidades de conservação no tipo Área de Proteção Ambiental (APA) do Machado e do Marinheiro. Os estudos iniciais apontaram uma área determinada. “Mas a continuidade do trabalho vai dizer quais serão os limites dela (da APA)”. Ainda não há uma previsão para a conclusão dos estudos.
A presidente do subcomitê da bacia do Jequitibá começou sua palestra comemorando a construção da ETE. “Será um divisor de água para as bacias (do Rio das Velhas e do São Francisco”. Poliana explicou também a atuação do comitê e convidou os interessados a participaram das discussões. “É um espaço plural onde toda e qualquer contribuição é bem-vinda”.
Participação dos vereadores
Além do presidente Caramelo, Gilson Liboreiro (PSL), Milton Martins (PSC) e Rento Gomes (PV) que falou em momento de comemorar. O vereador lembrou de visita técnica ao Rio das Velhas que fez no seu primeiro mandato. “Naquela época a gente já sonhava com a ETE por Sete Lagos ser uma das maiores poluidoras do Rio das Velhas. É uma grande obra para a cidade”, definiu.
Milton Martins aproveitou a oportunidade para reforçar a cobrança por uma força tarefa com o objetivo de coibir o assoreamento do córrego que passa pela Estiva. “Especuladores imobiliários estão desmatando aquela região, é uma coisa horrorosa”. Falou o vereador que já apresentou vídeos do local durante Reunião Ordinária.
Por fim, Gilson Liboreiro destacou a consciência do chefe do Executivo em referência às bacias do Machado e do Marinheiro. “De tudo o que foi falado queria destacar consciência do prefeito porque é necessário preservar aquele local”. Liboreiro enalteceu a construção da ETE e propôs um incentivo a quem gasta menos água. “É preciso privilegiar quem faz ações conscientes e não só punir quem gasta muito”, sugestionou.
Antes de encerrar a sessão, Caramelo agradeceu a participação de todos e colocou alguns desafios para os próximos anos: "a construção da ETE, a APA do Machado e Marinheiro que a gente consiga votar ainda este ano. No próximo ano que a gente esteja aqui também com uma capacidade de 450 litros de água por segundo na ETA", colocou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar conosco sua opinião!